Olá, hoje falaremos um pouco sobre as principais diferenças entre condicionador, máscara e creme sem enxágue. Você conhece as particularidades de cada tipo de produto? Vem com a gente entender direitinho para que serve cada um, quanto e como usar!

Cargas elétricas

Nosso cabelo, que já tem naturalmente a carga negativa, quando entra em contato com o shampoo, que também tem carga negativa (na maioria das vezes) absorve o shampoo e fica limpo, porém ressecado. Se for um shampoo de limpeza profunda, essa sensação de secura é ainda maior.

Portanto, toda lavagem com shampoo, seja ele de pH mais alcalino ou não, deve ser acompanhada do uso do condicionador. Visto que ele tem a capacidade de neutralizar essa carga negativa, hidratar e proteger os fios. Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas se precisam, além do condicionador, de outros produtos com ação condicionante como as máscaras de tratamento e os cremes sem enxágue.

Neutralizar carga negativa, hidrata e protege os fios

Ponto em comum

As três categorias têm a mesma característica de ser carregada positivamente, devido a presença de um surfactante catiônico como o BTMS 25, o Procondition 22, o Varisoft EQ65 e muitos outros. 

Além desse ingrediente, temos a presença de emolientes (óleos e manteigas vegetais, ésteres, silicones) e umectantes (Glicerina, Propanediol, Sodium PCA). E apesar da presença desses três elementos, eles são encontrados em quantidade diferentes dentro de cada categoria.

Outra similaridade é na aplicação, já que os três produtos devem ser aplicados apenas no comprimento do cabelo e nunca na raiz

Individualidades

Condicionador: esse é o mais essencial dos três produtos e como já falamos antes seu uso é obrigatório junto ao shampoo. Um condicionador simples costuma ter uma quantidade moderada de surfactante catiônico, e uma quantidade pequenas de emolientes e umectantes. Se você comprar uma versão de condicionador profundo, você pode encontrar fórmulas com maior quantidade desses ingredientes. Quando se trata de uma versão líquida, em sua maioria, tem consistência leve, não muito viscosa.

Máscara de Tratamento: é um produto complementar, que apesar de não ser obrigatório como o condicionador, pode salvar seu cabelo de momentos difíceis. Ele é recomendado para quem está com o cabelo mais seco, sem brilho e/ou se você tem o cabelo poroso. Nesse produto encontramos uma quantidade maior de emolientes e umectantes, além de vitaminas e proteínas que penetram nas camadas mais profundas do nosso cabelo. 

Máscara Capilar do Espiral de Ervas

Creme sem enxágue: também é visto como um produto complementar, apesar de ser item essencial para pessoas com cabelo cacheado. Esse produto é responsável por dar um acabamento no cabelo.

Não existe apenas uma versão desse produto, já que cabelos diferentes pedem uma finalização diferente. Para cabelos mais lisos, com tendência a pesar e a ficar oleoso, normalmente usa-se produtos mais líquidos em spray, com quantidade maior de água e uma menor quantidade de condicionante, emolientes leves e umectantes. É muito comum a presença de silicones nesse tipo de produto, principalmente se o produto for um protetor térmico. Dessa maneira, esse produto ajuda a manter os fios alinhados por mais tempo.

Leave in em spray

Já para os cabelos cacheados, com tendência ao ressecamento, são usados produtos mais densos, com uma quantidade maior de condicionante, emolientes mais pesados e umectantes. O objetivo desse produto é facilitar o desembaraço, evitando assim a quebra dos fios. Além disso, ele ajuda a modelar os cachos e mantê-los definidos por muito mais tempo. 

Atenção

É muito provável que você já tenha usado ou conheça alguém que use máscara capilar como condicionador ou até mesmo condicionador como creme sem enxágue. E muita gente se adapta super bem a essas trocas, contudo, atente-se para que o cabelo não vá acumulando muitos resíduos, caso aconteça, faça um detox como uma máscara capilar de argila ou com um shampoo anti-resíduos. 

Produtos Capilares Sólidos

O condicionador sólido é diferente do líquido pois ele é um grande concentrado de co-emulsionante, condicionantes, emolientes e umectantes. Por isso, alguns fabricantes indicam o mesmo produto para função condicionador e creme de pentear, mudando apenas na quantidade aplicada. E na composição da máscara capilar sólida podemos aumentar a quantidade de emolientes, acrescentar vitaminas, extratos e proteínas. 

Vejamos abaixo a composição dos sólidos da marca Bob, para avaliarmos as diferenças:

Reparem que ambos possuem os mesmos ingredientes em maior quantidade: Álcool Cetílico e BTMS. Em seguida, ambos apresentam emolientes, com a diferença que na máscara vemos mais manteigas e no condicionador 2 em 1 vemos óleos. Ambos também contém glicerina que é um umectante muito usado. Apesar de ambos conterem proteínas, vemos apenas na máscara a presença de extratos.

Conclusão

Então, concluímos que a partir de uma fórmula de condicionador sólido conseguimos desenvolver facilmente uma máscara, basta acrescentarmos extratos, utilizar emolientes mais potentes e possivelmente incluir proteínas e vitaminas, caso não estejam presentes no condicionador.

Que tal aprender a formular cosméticos sólidos incríveis?

Conheça nosso e-book de Cosméticos Capilares clicando logo abaixo:

Por fim, assista ao vídeo que fizemos falando um pouco sobre o condicionador, máscara e creme sem enxágue:

Já fizemos mais de 40 produtos capilares aqui no canal, veja aqui na aba Capilares (clique aqui).

E então, gostou de conhecer mais sobre o condicionador, máscara e creme sem enxágue? Você tem interesse em ver a gente fazendo mais Formulações Cosméticas Capilares? Deixa um comentário para a gente se você curte esse tipo de conteúdo!

Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, comentários ativados em Lives, prioridade nas respostas e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

Referência Bibliográfica

Busby, Natalie. Conditioner X Hair Mask: knowing the difference. Acesso em 19 dezembro de 2023.

Carli, Belinda. The Differences Between Leave-on Conditioners and Hair Masks. Acesso em 19 dezembro de 2023.

Lauren, Amanda. What’s the Difference Between a Regular Conditioner and a Conditioning Mask? Acesso em 19 dezembro de 2023.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

Deixe uma resposta